sexta-feira, 16 de julho de 2010

Iron Maiden: Harris fala sobre turnê e gravações do disco



O sucesso mundial do Iron Maiden é impressionante. Nunca foram os queridinhos da MTV, e raramente tiveram destaque nas rádios ou foram o foco da imprensa mainstream, mesmo assim, os pioneiros da NWOBHM conquistaram a admiração dos fãs de heavy metal em todos os lugares. Bem, quase todos os lugares. Mas isso é só porque eles não voaram pra lá ainda, no seu próprio avião pilotado pelo vocalista Bruce Dickinson.

Até agora, em sua turnê americana a banda mostrou "El Dorado" ao vivo, o primeiro single do próximo disco, uma crítica velada à crise financeira. Os fãs podem tirar algumas conclusões com base na obra de arte sci-fi e o tracklisting, mas de acordo com o baixista e fundador da banda, Steve Harris, não há um tema predominante. Harris falou antes de subir ao palco em Saskatoon (no oeste do Canadá) sobre lançamento do disco, composições, e a devoção dos fãs. 

Confira alguns trechos:


Saskatoon soa como "lugar nenhum" para mim. Há algum lugar que o Iron Maiden ainda não tocou?

Steve Harris: Sim, existem poucos lugares que ainda não tocamos no mundo, acredite ou não. Não tocamos na China ainda, nós gostaríamos de tocar lá. Coreia do Sul, lugares como aquele. Malásia, Hong Kong. Todo tipo de lugar realmente. Mas temos viajado o mundo, muitas vezes, e curtimos muito isto. É bom voltar para algum lugar, bem como ir para novos lugares.

Como tem sido a turnê?

Steve Harris: Tem sido muito bom até agora, muito bom. As primeiras duas semanas são sempre mais difíceis, fisicamente, mentalmente. Mas, certamente, agora, está ficando melhor (risos).

Estou presumindo que vocês estão tocando material mais recente...

Steve Harris: Sim, nas duas últimas turnês tocamos um monte de coisas velhas, por isso estamos fazendo um monte de coisas agora que sairam nos últimos três ou quatro discos. Haverá um par de antigas, mas nós gostamos de misturar as coisas. Manter-se novo para nós e para o público, eu acho. Às vezes você tem pessoas que lamentam por não ouvir "The Trooper" ou qualquer outra coisa, mas eles poderiam ter ouvido dizer que é a mesma coisa de praticamente todas as outras turnês. É apenas uma daquelas coisas.

El Dorado será a única música nova que vocês vão mostrar?

Steve Harris: Sim, porque o novo álbum não sai, até 16 de agosto. Então, nós temos basicamente esta que saiu como o download gratuito, e que nós estamos tocando, e então no próximo ano, vamos tocar muito mais do material novo. Mas é um novo show...

Sim, Eddie parece ótimo.

Steve Harris
: Oh, você viu aquilo?

Eu vi alguns vídeos dele online. Alguma vez você já esteve pessoalmente dentro do Eddie?

Steve Harris: Não, não. Por que eu iria querer fazer isso? (Risos)

'El Dorado', liricamente, parece ecoar algumas das malfeitorias financeiras que vem nas notícias.

Steve Harris: Isso. Trata-se basicamente da ganância das pessoas. Implorando-lhes a sorte de fazer o que querem e dando-lhes isso uma vez depois. Trata-se disso vagamente.

Será que o próximo álbum seguirá um tema geral como A Matter Of Life And Death fez?

Steve Harris: Um monte de gente que ouviu o álbum, imprensa e outros que já ouviram falar dele, acham que há algum tipo de conceito ou algo assim, mas na realidade não existe. Há apenas dois ou três tipos de canções em torno de um assunto. É realmente um álbum bastante diversificado. Não há realmente uma canção, 'El Dorado', ou qualquer outra canção. Você pode usar qualquer música como "carro chefe", uma parte. Isso é o que nós fazemos, nós tiramos uma parte, mas ela não representa realmente o resto do álbum em tudo. Não há realmente nenhuma outra canção que seja assim no álbum.

Eu acho que é um álbum muito interessante, é bastante diversificado, e há muita coisa acontecendo. É um álbum muito longo, 76 minutos, por isso há muitas músicas. Eu espero que as pessoas gostem dele. Eu acho que é um álbum rico, bonito, e bem diferente, eu acho. Mas nós realmente não vamos analisá-lo até começar a falar com os jornalistas, para ser honesto.


Você olha para a arte da capa, e temos a temática espacial, e você pensa no "Somewhere In Time". Você teve alguma intervenção incomum sobre ela?


Steve Harris: Há algumas coisas estranhas acontecendo no álbum, sim. Acho que a música de abertura, não vou dizer que vai chocar as pessoas, mas é completamente diferente. Vamos ver. Você pode ver 10 pessoas em um bar discutindo músicas do Iron Maiden e terão dez idéias diferentes sobre isso e aquilo de qualquer maneira. Você não pode realmente se preocupar com isso, realmente, nós só fazemos o que fazemos. E esperamos que as pessoas gostem.

Qual foi o balanço da composição deste disco? Você tem mais contribuições, e eu só posso imaginar que deve ser difícil fazer todo mundo feliz.

Steve Harris: Não é verdade. Realmente não funciona assim. Não se trata de manter as pessoas felizes, é só sobre conseguir músicas muito boas, e qualquer combinação de compositores faz isso. Nós não escrevemos 20 canções e utilizamos 10, se temos o suficiente, nós paramos. Há sempre muitos pedaços soltos ao redor, mas basicamente é só usar o que nós pensamos que é forte no momento.

Não há nenhum plano, nenhum plano pronto de quem está escrevendo com quem ou qualquer coisa assim. Simplesmente funcionou desta vez, bem como o último álbum que eu escrevi mais coisas com Adrian, simplesmente porque fomos os primeiros a se reunir, na verdade, as coisas surgem a partir daí. Nem sempre funciona assim, e provavelmente não será necessariamente assim que funcionará no futuro.


Vocês fazem sessões de composição curtas, em apenas pouco mais de um mês.

Steve Harris: Sim, nós não nos permitimos muito tempo, porque se você planejar seis meses para escrever, você vai levar seis meses. Então, nós tendemos a nos colocar em um pouco de pressão. E eu certamente me sinto pressionado de qualquer maneira. Uma pequena nuvem negra desaparece quando você sabe que tem canções o suficiente e você tem um bom material.

Isso nunca fez você se sentir precipitado?

Steve Harris: Não, isso só faz você se sentir um pouco ansioso porque você sabe que tem que ir para cima com coisas boas. Mas isso sempre foi uma coisa boa, é sempre uma coisa positiva. É quase como atravessar uma fase estranha quando você está fazendo, porque você sente uma espécie de ansiedade. Eu, em particular, não posso dormir corretamente quando estou escrevendo. Também tenho muitas idéias voando sobre todo o lugar, então eu realmente não durmo muito bem. Mas uma vez que a letra é feita, você sente essa nuvem enorme de pressão ir embora.

Então você não faz qualquer tipo de composição intensiva para depois das sessões.

Steve Harris: Não. Uma vez que temos músicas o suficiente, nós paramos. Nós sempre fizemos isso, porque não há realmente nenhum sentido em trabalhar em coisas que você não pode gravar. Nós realmente não nos damos tempo suficiente para fazer isso, e nós não queremos fazer isso. Nós apenas queremos gravar um álbum e sair em turnê com ele.

Fiquei com a impressão de que 'A Matter Of Life And Death' não foi masterizado. É o mesmo tipo de estilo que teremos com este também?

Steve Harris: Foi [masterizado], mas foi pouco. É o mesmo com o presente também. É justo que, nestes dias, acho que masterizar, ouso dizer, é algo que - Eu não estou dizendo que você não precisa disso, porque às vezes você faz para obter os mesmos volumes e coisas assim - quando você trabalha em formato digital e que você tem a sua mixagem soando apenas como você quer, então você realmente não precisa de uma grande quantidade de ajustes. Bem, nós não. Alguns artistas precisam, mas nós não.

E é isso que nós encontramos mais e mais ultimamente, realmente não precisamos de nenhum ajuste, e quando as coisas são alteradas, afetam tudo e tendem a mudar as mixagens. Eu não vou dizer no futuro que nós não vamos fazer, mas os últimos álbuns tiveram muito pouco. Porque eles são de qualquer maneira bastante dinâmicos na mixagem, assim nós realmente não queremos brincar em nada com ele. Fizemos coisas diferentes, tentamos diferentes freqüências e isto e aquilo. Mas ele não pareceu melhor. Soou diferente, mas não foi melhor (risos).


Além disso, o som ao vivo do Iron Maiden é realmente o que você quer capturar no estúdio.

Steve Harris: Sim, isso é a coisa. Você gasta muito tempo capturando tudo até começar do jeito que você quer, e se alguém vem e coloca uma frequência através dela e isso afeta toda a mixagem, por vezes, soa bem, e você deixa as pessoas experimentarem essas coisas, porque você quer ter a mente aberta sobre isso, se não soar melhor, então qual é o ponto?

Pode ser um ano difícil para os concertos deste Verão, mas parece que o Iron Maiden tem sido abençoado com uma base de fãs muito dedicados. Você atribui isso a alguma coisa?


Steve Harris: Não é verdade. Fomos perguntados sobre isso várias vezeso. Eu não acho que você pode realmente colocar o dedo sobre eles. Não estamos fazendo nada diferente. Bruce diz no palco, e é verdade o que ele diz, que há fãs de música, há fãs de metal, e então há fãs de Iron Maiden, e eles realmente são uma raça diferente. É a verdade. Porque nós merecemos esse tipo de devoção, eu realmente não estou muito certo. Eu acho que nós fazemos bons álbuns e tudo mais. Mas eu não sei. Uma vez fã do Iron Maiden, sempre um fã Iron Maiden, é isso que me parece.

Os fãs de todo o mundo são inacreditáveis. Acho que as pessoas não percebiam isso até que o filme "Flight 666" mostrar. Você não pode realmente explicar. É simplesmente inacreditável.


Essa foi uma experiência interessante, o avião...

Steve Harris: Bem, nós tocamos na maioria destes locais antes de qualquer jeito, mas só agora podemos ir a alguns dos lugares que antes se tornavam mais e mais difíceis de chegar, vamos quando quisermos.

Vocês pretendem ir para algum desses lugares que você mencionou, como Hong Kong ou Coréia do Sul?

Steve Harris: Bem, nós definitivamente gostariamos de ir no futuro, se é um futuro próximo, nós não sabemos. Alguns desses lugares não são os lugares mais fáceis de ir. Eu adoraria ir para a China, mas há certas coisas que você tem que relevar. Demorou muito tempo anos atrás, para tocarmos na Rússia, mas acabamos chegando lá no final. Eu tenho certeza que com a China, nós vamos chegar lá também. Eles tem muitas pessoas que trabalham fora e se livraram de todas aquelas besteiras, eu suponho, vamos chegar lá.

Fonte:Blog Iron Maiden Flight666

Nenhum comentário:

Postar um comentário